segunda-feira, 6 de dezembro de 2010

Redes Sociais

Por Natália Alvarenga e Cíntia Ferreira

Hoje trazemos um assunto que está unindo, cada vez mais, as pessoas de todo o mundo... As redes sociais! Baseando-nos na palestra de Gil Giardelli, ministrada no dia 24 de novembro na Amcham (Câmara Americana de Comércio), compartilharemos uma verdadeira aula de "Inovação Digital e Redes Colaborativas no Marketing" da qual participamos.

Essa febre, que se alastra pelos países, tem o Twitter como um de seus atores principais, onde se "posta" frases com até 140 caracteres sobre qualquer tipo de assunto.

O que não se imagina é que existem várias outras redes espalhadas por aí!

Entre as menos conhecidas, mas interessantes estão "ExBoyfriendJewelry" (As jóias do meu ex-namorado), onde se pode além de vender os presentes dados pelo ex, falar mal do indivíduo! Hehehe! Além disso, a rede pode desvincular de você todos os contatos em redes sociais relativos a ele.



Existem ainda as redes usuais, como a "LiveMocha", que auxilia no aprendizado de diversos idiomas. A "I Just Made Love!" (Eu acabei de fazer amor!) foi utilizada para mapear a incidência de AIDS nas regiões do mundo. Outras servem como única forma de interação entre comunidades. É o caso da "Índios Online", uma rede onde indígenas trocam suas experiências culturais.



As redes sociais podem também auxiliar pessoas que estão em lugares distantes no mundo. Como foi o caso de uma brasileira com parentes no Chile. Após o terremoto ocorrido, a usuária do Twitter lançou o nome de seus entes e recebeu a informação de que os mesmos não estavam na lista do IML. Ela chegou a dizer que recebeu um carinho no coração nesse momento.

O mais interessante destas novas ferramentas é que os consumidores tornaram-se produtores de conteúdo e cada idéia nova torna-se uma oportunidade para diversas outras pessoas. A integração deixou de ser apenas digital e passou a ser social.

Uma possível perda com isso tudo? O Anonimato.
As pessoas estão cada vez mais expostas na rede e não participar dela acaba significando "não existir".

2 comentários:

  1. Mandaram muito bem meninas!!! Seja bem vinda Nah a nossa equipe do bombarBH. Realmente foi uma ótima palestra e o GIL é muito fera tb. Agora sobre o fato de estar exposto, acredito... se é para algo bom, como o caso dos indigenas, a sociedade só tem a ganhar com isso. Mas todo cuidado é preciso, as informações estão mais acessíveis e o que está escrito as vezes nunca muda. Nossos perfis na internet de acordo com as teorias da conspiração, são informações úteis para empresas como o GOOGLE que pretende dominar o mundo.

    ResponderExcluir
  2. As redes sociais digitais não só vieram para ficar como irão expandir muito ainda.
    As estratégias de marketing virão com força total para utilizar essas novas ferramentas, pois se tudo começou com redes massificadas (Orkut, Facebook...), a tendência de segmentação por nichos de afinidades irá bombar cada dia mais.
    Parabéns pelo ótimo post meninas.
    E Nat, como já disse o GD: "palhaçada"... opa! isso não... quero dizer, seja bem vinda.
    Bjo,
    Rogério Amorim

    ResponderExcluir