terça-feira, 26 de outubro de 2010

Fast Fashion – Uma moda mais democrática

por Nayara Iannotta

Fast fashion, ou seja, moda rápida, é o termo usado para identificarmos as grandes magazines que utilizam de produção rápida e contínua de novidades para aumentar seu faturamento e oferecer a seus clientes produtos diferenciados e de bom gosto.
As grandes redes de varejo da Europa que aderiram ao fast fashion são: Zara (espanhola), Top Shop (britânica) e H&M Hennes & Mauritz (sueca), além das grandes varejistas brasileiras, como C&A, Renner , Riachuelo , Marisa e Hering.


Pelo fast fashion, as coleções vão entrando nas lojas a cada semana. Ou mesmo com intervalos de dias. A idéia é que a produção se espalhe em mais modelos e ganhe variedade. Foi assim que o dono da Zara, o espanhol Amâncio Ortega, estreou na lista de bilionários publicada pela revista “Forbes”, já na oitava posição, em 2006. Sua fortuna foi avaliada em US$ 24 bilhões.
Ao mesmo tempo em que os estoques se ampliam em determinado modelo, eles ficam mais restritos em outros, nem todos os números e tamanhos estão disponíveis na coleção, nem todas as cores e estampas existem para cada um dos produtos, o que proporciona uma “exclusividade” ao cliente.
A loja cria uma relação mais intensa com o consumidor, porque educa o cliente a não esperar por liquidações. Se ele não comprar logo a peça da qual gostou, na outro dia ela já pode ter sido vendida. O consumidor passa a ir mais ao ponto de venda e, consequentemente, compra mais.
A venda começa com a motivação (vitrine). É comprovado que a permanência de uma mesma vitrine por muito tempo não atrai o consumidor. A Espaço Fashion (loja carioca), nunca deixa a mesma vitrine, troca toda semana e sempre tem novidades, o que aumenta o fluxo de vendas.

A Zara nunca se quer fez um outdoor, o que vende seus produtos é sua vitrine muito bem planejada e os seus manequins que parecem estar em movimento, ocasionando uma curiosidade e desejo em seus clientes, que fazem no mínimo 17 compras por ano, número bastante animador. Outra forma de atrair o consumidor, utilizada pelas grandes varejistas, são parcerias com estilistas de renome, a fim de despertar no consumidor um forte desejo pelo nome e conceito, e não pelo produto propriamente dito.

A Arezzo é uma loja que aderiu ao fast fashion dos sapatos, bolsas e acessórios, fazendo cinco lançamentos (Acreditem!) por dia. Em suas 205 filiais espalhadas pelo Brasil as consumidoras sabem que sempre haverá uma novidade e, assim, visitam-na constantemente. A loja se torna uma preferência e os produtos únicos.


As varejistas do fast fashion, tanto européias como brasileiras, são empresas que buscam velocidade, elas tem que captar o desejo do consumidor e levar para seus produtos a curto prazo, dividindo-os em segmentos, e, dentro deles, fazem variações de modelos, tamanhos e cores.
O fast fashion está cada vez mais presente aqui no Brasil, e uma das gigantes redes vai ganhar filiais. A britânica Topshop anunciou abertura de duas lojas em São Paulo. O plano, em parceria com o Grupo Iguatemi, é prometido para o primeiro semestre de 2011, e o primeiro endereço é possivelmente o Shopping Iguatemi. Em sua inauguração haverá também o lançamento da linha de produtos masculinos Topman.

Então vai a dica: antes de comprar pesquise e não fique acanhada achando que grandes lojas só tem peças repetidas e que todo mundo tem igual.Invista no fast fashion, são peças que unem estilo a bom preço! Aproveitem e corram, porque aquela blusa que você viu ontem, pode não estar mais na arara.

12 comentários:

  1. Adorei o post!! Inclusive grandes estilistas desenham para as lojas ditas do "povão"... Gap já fez uma parceria com a Valentino, a H&M com a Lanvin... e por ai vai!!
    "Fast fashion, são peças que unem estilo a bom preço!"

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  2. Não entendo nada disso mas dou a maior força!
    Agora, só para ver se eu consigo captar melhor a idéia: tenho uma dúvida, uma loja tipo a Zara não está posicionada para um consumidor muito mais elitizado do que da Renner, C&A... ? Fast Fashion pode ser "aplicado" para qualquer público e classe social?
    Outra coisa, o povo clama pelo retorno da fabulosa "Gata Formosa"!!!!
    Bjo,
    Rogério Amorim

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  3. Bruna, são várias as parcerias, me lembro que o Reinaldo Lourenço já desenvolveu uma coleção para a C&A, foi ano passado.Essas parcerias fazem com que as lojas aumente seus faturamentos!! O que é muito interessante tanto para os consumidores,como para os clientes!
    Pois você paga menos, por uma peça assinada por um estilista famoso!

    Bruna, obrigada pelo seu comentário, seja muito bem vinda sempre!

    Bjs da Gata Formosa!

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  4. Vamos lá gato formoso!
    Por partes!rsrs

    Convenhamos que a ZARA, é a top do fast fashion!
    Mas é claro que o poder aquisitivo dos europeus é 100 vezes melhor que o nosso,e por esse motivo a ZARA é um pouco menos em conta,olhando por outro lado o público que compra C&A,Renner e etc,tem o poder aquistivo mais baixo; mas nem por isso deixa de usar roupas da moda, pois a C&A, tem seu próprio cartão de crédito, e seus consumidores podem dividir de milhões de vezes!

    Então resumindo, todos podem andar na moda, pois temos várias e várias lojas que oferecem o fast fashion, mas cada uma atinge um público alvo diferente, tendo em vista sua localização e poder de compra.
    E então gato, respondi a sua pergunta?

    Bjos da Gata Formosa

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  5. Gataaa
    só queria deixar claro que seu post foi muitooo mais agradavel do que o anterior (tropa de elite), hehehehhe

    masss... issoo só motiva meu espirito consumidor..
    kkkkkkkkkkk

    bjaoooo

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  6. Gata!

    A Espaço Fashion é uma loja de perfil Fast Fashion também? Não acho que as coleções de lá mudam tão constantemente...
    Adorei o post! Não conhecia essa classificação!
    Beijocas

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  7. Olá Gata ()()
    (='.'=)
    Putz... boa materia,
    gostei muito das modelos que aparecem na Arezzo...rsrsrsrss
    Abração Formosura

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  8. Gata,

    Essas lojas fast fashion têm um lado bom e um lado ruim. Bom, pois estão sempre renovando seus estoques, mas ruim, pois quando procuramos aquela calça linnnnda que vimos na semana passa, não encontramos mais quando voltamos depois....e ai....bate a deprê.

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  9. Hanyzitaaa!

    Você é uma consumista das piores, e isso é inegável!rsrrs
    Uma compradora assídua de fast fashion, sempre te vejo na moda!
    Cuidado gata!rsrs

    Bjoss da GATA FORMOSA!

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  10. Amandinha!

    A Espaço Fashion, trabalha com fast fashion, mas tem um público alvo bem definido,até pq são roupas que estáo na moda, tem estilo, tecnologia.Porém o preço não é tão em conta,algumas peças sim e outras não.
    Resumindo é fast fashion, mas com características um pouco menos populares.
    Mas para o público que gosta e quer comprar, mas a grana tá curta, é só da uma passadinha na C&A, pois a Espaço Fashion tem uma parceria com a C&A,o que proporciona ao cliente, uma junção de bom preço e estilo.

    Que bom que você gostou da matéria!

    Nó próximo post quero ver você arrasar!

    Bjos da GATA FORMOSA

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  11. Gedê!

    Para de cantar as meninas da Arezzo, safadinho!rsrrsrs
    Que bom que você gostou!
    Sempre que posso acompanho as suas matérias!
    Bjos da GATA FORMOSA

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  12. Rayssita!

    Você prestou atenção em um ponto interessante!
    Essa questão de você não comprar na hora e se arrepender é complicado mesmo, mas é assim que as grandes lojas de fast fashion lucram, pois isso influencia o cliente a comprar mis, pq ele sabe que quando voltar nauqela loja depois, corre o risco de não achar aquela linda peça que gostou.
    Gata essa é uma verdadeira estratégia de venda!

    Bjos

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