quarta-feira, 20 de outubro de 2010

Mineirão Sustentável



por Brenda Azevedo


A capital mineira, Belo Horizonte, atrai turistas por seu exuberante cenário e enorme potencial para cultura e negócios. Faltando quatro anos para a realização do maior evento de futebol do mundial, a Copa do Mundo, no Brasil, a capital encontra-se adiantada nos processos que se referem à reforma do estádio Mineirão, que receberá, dependendo do “andar da carruagem”, a cerimônia de abertura do evento.

A idéia do projeto, que já começou a ser executado, é reaproveitar e causar o menor impacto possível ao meio ambiente.

Os 13 mil m² de terra que foram retirados do estádio serão utilizados no projeto social Plug Minas, que gerará uma grande economia para o Estado. Foi criado também um sistema de armazenamento de água de chuva para ser utilizado nos vasos sanitários, limpeza de pátios, irrigação do jardim e do gramado, efetivando uma economia de 40% de água potável.

A energia será produzida por meio de células fotovoltaicas, que transformarão a energia solar e qualquer outra fonte de luz em energia elétrica.



Os 68,8 mil m³ de terra que foram retirados para o rebaixamento de 3,5 metros do campo, a fim de garantir a visibilidade do torcedor, serão reaproveitados na obra de requalificação do Rio Arrudas.

O projeto conta também com a instalação de uma cobertura de policarbonato para impedir a incidência de luz solar no gramado, proteger os assentos e, por falar em cobertura, teremos novidades para aqueles que vão ao campo de carro... Haverão 3.798 vagas no estacionamento, sendo 3.054 cobertas!

Ao todo, serão 64 novos banheiros e 19 lanchonetes. O espaço vip contará com 12 mil assentos disponíveis, com bares e restaurantes.

A reforma também se preocupa com a imprensa, que terá acesso exclusivo ao estádio e área de trabalho ampliada, com a criação de estúdios de transmissão, sala de conferência, zona mista e área para entrevistas.



Um dos maiores desafios do projeto se relaciona com a segurança dentro e fora do Mineirão, por isso, será instalado um sistema de vigilância vídeodigital, com câmeras internas e externas de suporte giratório e capacidade de zoom, operadas e controladas em uma sala central.

Imagino que você esteja se perguntando: “Tanto gasto para quê?”

A Copa de 2014 justifica investimentos que venham a incrementar a infraestrutura turística com o objetivo de ampliar o tempo de permanência do visitante de negócios na capital e criar condições para que ele retorne em outras oportunidades. Essa é uma maneira de potencializarmos nossa economia e mostrar o que temos de melhor.

Além disso, Belo Horizonte é caracterizada pela existência de um público pagante capaz de dar sustentação econômica ao estádio. Em seu histórico, o Mineirão, que conta com uma capacidade para 81 mil pessoas, já teve público recorde de 132,8 mil no jogo Cruzeiro x Vila Nova. (Diz a lenda! “Risos”).

A expectativa é que o Mineirão se torne parte do acervo arquitetônico da Pampulha e seja mais uma opção de qualidade para o lazer, em um projeto ecologicamente sustentável.

3 comentários:

  1. Pelo que me parece, o Mineirão ficará uma belezinha! Mas continuo preocupada com o trânsito. Vi umas obras na Av. Abraão Caram e mais nada!

    ResponderExcluir
  2. Digamos que Belo Horizonte esteja caminhando para ficar como São Paulo, né?
    Com a facilidade de crédito muitas pessoas estão tendo acesso a compra de carros.
    Precisamos sim de obras para que tenha uma melhoria...! Caso contrário, daqui uns anos precisaremos fazer rodízios...

    ResponderExcluir
  3. Como diz a Magaly e a Amandinha: Uma belezinha.
    Será que conseguirão executar todos os projetos realmente?
    Cenas dos próximos "capítulos"...
    Bjo,
    Rogério Amorim

    ResponderExcluir