por Rogério Amorim
“ 3 quesitos fundamentais”
Como defensor ferrenho da iniciativa, da produtividade, das boas idéias mas também do “fazer acontecer”, volto a explorar o assunto e a incentivar aqueles que gostam e pretendem ingressar neste seleto grupo: Empreendedores Vencedores.
“Não tenho inveja daqueles que tem boas idéias, tenho inveja daqueles que as realizam”
Nizan Guanaes
Essa de “virar estatística do SEBRAE”, na qual 75% das empresas fecham as portas em até 2 anos, “não tá com nada”. Se é para fazer, vamos fazer bem feito!
O primeiro quesito e mais fundamental de todos é apaixonar-se pela empreitada na qual pretende empreender-se. A vontade de vencer e a paixão pelo seu negócio serão imprescindíveis.
Para tomar um pouco mais de consciência do que estou defendendo aconselho a leitura do livro Paixão por Marketing, do Ômar Souki.
Nesse livro, o autor narra fatos, relacionando a paixão dos empresários por suas empresas, expõe relatos e situações em três “cases” de enorme sucesso: Salim Matar (CEO da Localiza), Elizabeth Pimenta (Água de Cheiro) e do saudoso Comandante Rolim (TAM).
“O verdadeiro empreendedor é muito parecido com o comandante de um navio. Às vezes, ele tem de sujar a sua roupinha branca para saber o que se passa na sala das máquinas. Ele não pode esperar que o mecânico fale a língua dele, mas ele tem que saber falar a língua do mecânico e conhecer cada peça do navio”.
Miguel Krigsner, presidente de O Boticário
Se não queremos “virar estatística do SEBRAE” o segundo quesito é preparar-se adequadamente. Um bom Plano de negócios, acompanhado por um Plano de Marketing ousado (ousado não quer dizer oneroso, pode ser criativo) e uma boa noção de como ser economicamente responsável e sustentável, principalmente nos primeiros anos do empreendimento são determinantes para o sucesso. Se quer ter retornos imediatos... nem comece!
“É preciso acabar com o folclore de que o dono da empresa pode tudo. Ele, decididamente, tem que ser muito mais um servidor da empresa do que se servir dela. A empresa tem leis próprias, que não vêm da vontade do empresário. Quem não observar essa regra não vai conseguir crescer”.
Oriovisto Guimarães, presidente do grupo Positivo
O terceiro quesito é ter a consciência de que irá correr riscos, irá obter resultados positivos e irá errar também. Isso mesmo, os erros (e às vezes até grandes fracassos) fazem parte da vida e da história de todos os grandes empreendedores. O importante em relação a isso é jamais tentar encobri-los ou despistá-los, encarar as situações de dificuldade de frente e de forma transparente será sempre fundamental para que não cometa os mesmos erros novamente. Erros nos ensinam muito, porém temos que querer enxergá-los e aprender com eles.
“Eu não erro duas vezes. Com minha primeira rede de academias, que faliu, aprendi que o simples fato de haver uma sala de ginástica para homens já afastava parte do público feminino. Também aprendi a simplificar o negócio. Cortei piscina e sauna, por exemplo. Com uma estrutura enxuta, eu dependia de menos clientes para que o negócio fosse rentável.”
Gary Heavin, fundador da Curves
Rogério,
ResponderExcluirParabéns pela iniciativa de fomento ao empreendedorismo em seu blog.
Abraço,
Profª Maria Lúcia
Ei Profª. Maria Lúcia,
ResponderExcluirObrigado por sua presença em nosso blog e pela força.
Abraços,
Rogério Amorim e equipe bombarBH - by Via Essencial
Adorei o post!!
ResponderExcluirMuito bom!
Se tiver o livro "Paixão por marketing" ai, aceito empréstimos!! rsrs...
Muito bom Rogério, este livro pode ser o primeiro passo para quem tem medo de arriscar.
ResponderExcluirEi Bruninha,
ResponderExcluirObrigado pelo comentário.
Tenho o livro sim... às ordens.
Bjo,
Rogério Amorim