quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

A robalheira também na política!

por Rogério Amorim


Desde o fim da ditadura militar no Brasil, vivida no Brasil nas décadas de 60, 70 e início de 80 (até 84) já se foram 26 anos.
A ditadura militar e a perseguição política foram, e sempre serão, absurdas e detestáveis; porém, em termos de corrupção, os generais Geisel, João Batista Figueiredo, Castelo Branco, etc, foram muito mais corretos e honestos do que os governantes mais recentes. Todos tiveram seus últimos dias na simplicidade, numa prova evidente de que não se enriqueceram nos anos de presidência.
Já o que temos visto nestes últimos 26 anos é uma bandalheira sem precedentes, onde o menos ladrão desses últimos (Collor), foi caçado por não ser partidário da distribuição do roubo, via mensalão (queria só para si).
Sarney é um safado que comprou quase todo o Maranhão com nosso dinheiro e, ainda por cima, ensinou os parentes a fazerem o mesmo, formando uma das maiores quadrilhas do país. 6 anos de presidência desse safado imoral foi a maior desgraça que esse país já viveu (fora o tempo dele como parlamentar)!


A sequência de governos absolutamente corruptos tornou-se moda, com os 8 anos de Fernando Henrique e outros 8 do Lula. E daí?

E daí que o dinheiro desviado aos bilhões poderia estar gerando saúde, educação, estradas, obras de infra-estrutura, etc, em prol de quem paga a conta... nós brasileiros!
Na semana passada, num evento denominado “Forum de Decisões”, o brilhante jornalista e professor William Vaak, proferiu que nós, brasileiros, se por um lado demos muita sorte por nossa localização geográfica distante dos grandes problemas naturais da terra (furacões, terremotos, desertos, geleiras...) e sorte também pela distância das áreas de conflitos étnicos e religiosos (Europa, Oriente Médio...), por outro, nos transformamos na população mais incapaz de se organizar em torno de grandes causas, mais acomodados, os que mais acreditam “que as coisas irão se resolver por si só” (e certamente não irão).
Isso é uma grande verdade, somos terrivelmente acomodados.
E como a corrupção vem entranhada nos governos dos últimos 26 anos, vejo nossas novas gerações cada vez mais acostumadas com tudo isso, como se fosse normal conviver, passivamente, com escândalos e escândalos, com toda essa falta de moral e robalheira... No mínimo, um péssimo exemplo.

2 comentários:

  1. Acredito que nossa população precisa ser educada... mas educada de verdade. Porque é muito fácil enganar o povo brasileiro. Como Goldrin disse certa vez: "o Brasil está repleto de pessoas espertas e inteligentes, mas são pessoas acomodadas, que não vibram, não participam e não querem ajudar em nada." Será que o nosso problema realmente são os nossos políticos ou nossos analfabetoss políticos que contribuiram para a sua ascensão?

    ResponderExcluir
  2. Isso aí GD...
    Gostei demais da definição: Analfabetismo político. Sem dúvida o problema começa na falta de educação e cultura da população.
    Abraço,
    Rogério

    ResponderExcluir