quinta-feira, 26 de agosto de 2010

21ª Bienal Internacional do Livro

por GD

Assim como as outras edições já realizadas, a 21ª Bienal Internacional do Livro, que aconteceu no período de 12 a 22 de agosto, em São Paulo, foi uma oportunidade de despertar ainda mais o gosto pela leitura nas pessoas e de ampliar o desenvolvimento cultural e a formação humana. Para o evento, foi esperado um público acima de 700 mil pessoas.
Dois dos três mais bem colocados candidatos à Presidência da República, visitaram a bienal, a fim de “demonstrar preocupações com a educação no Brasil”, oferecer mais livros para população e apoiar a busca por novas linguagens, tendo em vista atrair mais os jovens. Agora, a grande questão é: novos estímulos para aumentar o desejo pela leitura e distribuição de livros gratuitamente vão realmente resolver o problema da educação no nosso país? Principalmente durante a época de eleições presidenciais vamos ouvir isto o tempo todo. Sem investimento nas escolas, melhores salários para professores, além, é claro, de condições ideais para os alunos, as coisas vão continuar como estão. Vemos, entretanto, exemplos de escolas modelo, mas para que deem certo, é necessário que nossos governantes saibam investir e realmente trabalhar em prol do crescimento sustentável do país.

Esquecendo o show de exibicionismo político em momentos de eleições, não podemos deixar de destacar os livros digitalizados, ou o famoso e-paper, que, em um futuro, talvez não tão distante de nossas ficções cientificas, possa substituir ainda que parcialmente, o papel. O público infantil é o que mais se sente atraído pelas possibilidades de interação com as histórias e recursos visuais.

Saídas para incentivo à leitura, exploração de todas as possíveis linguagens, e desenvolvimento de novas linguagens, que falem a mesma língua e no mesmo nível, para despertar o interesse do publico, é a principal função desta Bienal, tendo em vista a ampliação do intelecto humano através do poder da literatura.





3 comentários:

  1. Legal demais a matéria GD... Parabéns.
    Promover o gosto da leitura em gerações cada vez mais afastadas desse hábito é uma tarefa muito árdua.
    Mas quem desenvolver o costume terá no futuro uma bagagem e um diferencial competitivo muito significativo.
    Pois todo mundo quer ganhar 20 mil por mês, mas para construir um repertório para chegar lá é preciso ler e capacitar-se.
    Abraços.
    Rogério

    ResponderExcluir
  2. GD, concordo plenamente com sua matéria e com o Rogério! Hoje em dia, a nossa geração está cada vez mais digital, tecnológica e vazia, se ligando mais a assuntos fúteis. Assim, os jovens que mais se destacam são aqueles que cultivam o gosto pela leitura e buscam aumentar seu conhecimento. Beijo, Amanda

    ResponderExcluir
  3. Gente, fala sério.
    A melhor coisa que tem é conversar com pessoas de conteúdo. E para isso, é necessário nao só ler livro... mas assistir noticiários e estar antenado as coisas novas que surgem por aí.
    #ficaadica né nao, GD?
    Adorei sua matéria!
    beijinho.

    ResponderExcluir