quarta-feira, 3 de novembro de 2010

O Campeão das Urnas em 2010

por Rogério Amorim

Quem foi o grande vencedor ou vencedora, das urnas no Brasil nesta última eleição?
Dilma? Lula? Aécio? Anastasia? Ou será que foi o Tiririca?
Como interpretar os mais de 1 milhão e 351 mil votos em Tiririca?
Será que esses números representam “votos de protesto” do povo brasileiro e por isso são tão expressivos? O pior é que não!
Ao analisarmos a vitória do Tiririca, como o Deputado Federal mais votado do país, e verificarmos que a origem desses votos partiu das urnas ligadas às camadas sociais mais humildes e “aculturadas”, podemos pressupor que os eleitores do Tiririca votaram por empatia, por identificação na simplicidade e até na ignorância, e que apenas um pequeno percentual desses votou por protesto ou indignação.

Mas ao contrário do que toda essa introdução parece indicar, ainda não foi o Tiririca o grande campeão da eleição...
Tiririca obteve 1 voto para cada 16 eleitores no colégio eleitoral do estado de São Paulo, números muito expressivos, sem dúvida; Porém, um ilustre desconhecido para grande parte da população brasileira, obteve “o impressionante índice” de 1 voto para cada 5 eleitores no Distrito Federal de Brasília.
Seu nome: José Antônio Reguffe
Deputado Distrital há 4 anos, conseguiu sua 1ª eleição com uma campanha modesta da qual fazia parte constantes visitas a universidades, faculdades, bares e locais de freqüência de formadores de opinião. Baseou sua campanha na promessa de lutar contra os privilégios parlamentares, reduzir os salários dos mesmos, diminuir as verbas de gabinetes e denunciar abusos e conchavos...
Para ser “O Grande Vencedor” das urnas em 2010, além de tornar-se um alento e esperança para tantas pessoas idôneas e dignas deste país, Reguffe fez apenas uma coisa: cumpriu as promessas de campanha de seu 1º mandato.
Parabéns, campeão!

2 comentários:

  1. Achei uma palhaçada o Tiririca poder se candidatar! Para mim, qualquer político deveria ter no mínimo um curso superior. Qualquer profissão tem requisitos mínimos para ser exercida, por que na política isso não existe?
    Protesto!

    hahaha

    ResponderExcluir
  2. Concordo com você Amandinha. tb PROTESTO.
    E Rogério realmente "pior do que tá fica", espero que o exemplo do Reguffe sirva de exemplo para o país, pois é a única esperança de que todo esta Palhaçada um dia tenha fim... e o Brasil possa crescer como nação.
    O_o

    ResponderExcluir