sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Pop Rock Nacional

Por GD

O que aconteceu com o Pop Rock Nacional? Será que tudo ficou no fundo do baú? Ou nosso rock enfrenta uma de suas piores crises neste século? Saudade dos tempos de Paralamas do Sucesso, Titãs, Legião Urbana, Capital Inicial, Nenhum de Nós, Engenheiros do Hawai, IRA, Uns e Outros, Biquíni Cavadão, Kid Abelha, Charlie Brown Jr, Raimundos, Skank, Pato Fu, Jota Quest e até dos Mamonas, entre outras. Alguns de seus clipes eram horríveis - confira nos vídeos abaixo -, mas a qualidade musical apagava esse grotesco detalhe. As bandas de antes realmente tinham letras e canções inspiradoras. Talvez as referências destas bandas tenham sido o principal foco para a sua consolidação nas paradas de todas as rádios.
Até o nosso Rock in Rio virou Rock in Portugal, com atrações que não tem nada a ver com nossos ritmos distorcidos e solos incríveis das guitarras brazucas. Bandas como Pitty, CPM 22 e Detonautas começaram a traçar a nova cara do Rock Nacional. Parecia que o caminho estava garantido... É... mas apareceram Fresno (com um som totalmente melódico e de completa choradeira), Restart (era tão bom quando designava apenas o nome de um simples botão) entre outras  bandas do estilo Emo, que estão modificando o rumo do Rock.
Sinceramente, hoje é muito triste ligar o rádio para ouvir um rock nacional de peso e ter que curtir, na verdade, o som internacional.
Segue abaixo alguns clipes das bandas antigas e um deste novo estilo pop Rock.




 








2 comentários:

  1. Aaaai.. GD!

    Sei bem o que você quis dizer!
    Não suporto mais escutar letras sem qualidade, ritmo melancólico... e ainda por cima escutar as musicas estrangeiras que tem letras pornograficas (o que nem todo mundo entende)!

    PASSO MAAAAAAAAAAAAAAAAAL COM ISSO!

    ResponderExcluir
  2. É muitooooo triste né Brendinha...
    como Renato Russo disse certa vez
    " vamos torcer para que as coisas mudem né..."
    O_o
    Vlw Brends

    ResponderExcluir